Despoluição Visual

Idéias para Despoluição Visual

 

 

 

 Grafite - a arte prejudicial a saúde

 

 

 

Apesar de ser considerado por muitos como forma de expressão artística, o grafite pode contribuir para a degradação visual de áreas urbanas. Além disso, quando encontrada em excesso nas ruas, a mistura de cores, os intensos contrastes e o estilo balbélico das gravuras ocasionam um desvio de atenção no observador, o que pode ser fatal no caso de um motorista que dirige um veículo em movimento. Tendo em vista esses fatos, não é inconviniente incluir esta "arte" no contexto de poluição visual. Portando, acreditamos que a solução seria a criação de espaços urbanos destinados ao desenvolvimento deste padrão artístico, atrelada a proibição desta manifestação em todo e qualquer espaço urbano público, bem como a limpeza das áreas já afetadas pela poluição

 

 

 

 

Enterrando os fios elétricos

 

 

 

Muitos países estrangeiros e muitas cidades em São Paulo já adotaram um projeto que consiste na retirada dos fios elétricos que ficam a vista e criação de um sistema onde estes passam por debaixo do asfalto. A adoção deste método contribui consideravelmente para a estética da cidade. Como a essência do projeto já existe, a nossa proposta é apenas expandir o âmbito da utilização do mesmo, para todas as regiões pertencentes a cidade de São Paulo.

  

A casa do lixo

 

 

Prédios residenciais, empresas, fábricas e restaurantes são recintos que produzem lixo em excesso. A nossa ideia consiste na criação de locais onde essas pessoas, proprietários dos recintos, possam depositar seu lixo, ao invés de colocá - lo em frente ao seu posto de estabelecimento, ou seja, poderia existir um local fechado onde os lixeiros fariam a coleta geral. Afinal, lixo espalhado na frente do estabelecimento provoca uma poluição visual. Isso podemos constatar quando estamos andando pelas ruas e avistamos diversos sacos de lixo em frente á casas e indústrias.

 

 

Cartazes em escolas

 

 

Muitas escolas quando estão perto da data de eventos internos, costumam espalhar cartazes pela localidade. O problema não é a colocação de alguns cartazes, mas a postagem em excesso. Sugerimos a substituição deste veículo de informação pelo uso de folders, que seriam entregues para as pessoas enteressadas, visando, deste modo, diminuir a poluição visual dentro das escolas.

 

 

Ônibus - propaganda ambulante

 

 

As pessoas as vezes associam o ônibus com a poluição atmosférica, pelo fato deste gerarem, realmente, uma grande poluição através de seu escapamento, Porém, a poluição gerada pelo ônibus não está presente apenas no escapamento, mas também no excesso de informação e propaganda contida nesses veículos. Por este motivo, estamos propondo a ideia de retirar a publicidade dos ônibus para que haja menos poluição visual nos trânsitos.